29 de setembro de 2008

APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA



Na disciplina de Psicologia,estamos trabalhando sobre o desenvolvimento intelectual do jovem e do adulto - como o adulto aprende.

Desenvolver o trabalho para mim foi muito gostoso pois trabalhei alguns anos na Educação de Jovens e Adultos e para mim esta foi uma das melhores experiências que já tive.

Apesar de não ter estudado a parte da Psicologia na época, aprendi muito sobre a aprendizagem dos adultos.

Posso dizer que muitos deles são tão ou mais carentes que as crianças e que buscam nos estudos algo significativo para suas vidas ou profissão. Querem assuntos práticos, que os leve a algo concreto, realizável. O adulto não aprende através de fórmulas decoradas.

O professor, para trabalhar com adultos, necessita conhecer a realidade, experiências e bogagem de vida dos mesmos.

O professor também deve ter uma relação de amizade, carinho, cumplicidade com seus alunos, fazendo com isso com que fiquem a vontade e sintam-se plenamente capazes de aprender e ensinar. Sim, ensinar, porque o professor aprende muito com seus alunos e deve sempre estar aberto para isso.

A relação professor/aluno, neste caso é de extrema importância para a aprendizagem de todos.

As leituras e realização do trabalho trouxeram a saudade de trabalhar com os adultos.

Espero ainda ter nova oportunidade na Educação de Jovens e Adultos, pois este trabalho é prazeroso, gratificante e recompensador.

Um comentário:

Fabiane Penteado disse...

Oi Cleide!

Quando mencionas que trabalhar com adultos é um trabalho prazeroso, gratificante e recompensador, concordo contigo plenamente. O público adulto tem um outro perfil. devemos levar em conta a sua bagagem, a sua experiência de vida. Em muitos casos o estudo representa uma auto estima melhor, uma perspectiva melhor de vida, de melhores oportunidades... E ter uma relação de amizade, carinho e cumplicidade com este aluno de fato é uma porta para uma troca de aprendizagens.

Um abração,
Fabi