28 de novembro de 2009

MAPA CONCEITUAL




Não gosto muito de trabalhar com Projetos, porém a atividade do PA do Seminário Integrador amenizou um pouco a minha intranquilidade.


Não fiz nenhum grande projeto com meus alunos do 3º Ano, porém realizei uma pequena experiência para verificar como funcionaria a questão. A atividade transcorreu assim:


* No primeiro dia, na sala de aula, conversamos sobre poluição. O assunto já é de conhecimento dos alunos, pois eles tem aula de Meio Ambiente uma vez por semana com outra professora. Fomos para o Laboratório de Informática e os alunos pesquisaram sobre o assunto: o que é, onde a poluição está, poluição das águas e o que podemos fazer para combatê-la.


* No segundo dia, socializamos as pesquisas e fizemos um texto coletivo no quadro sobre o assunto. Depois que todos copiaram, escrevi no meio do quadro a palavra POLUIÇÂO. Fui puxando flechas, questionando os alunos e quando vi, estávamos com nosso "mapa conceitual" pronto. O melhor de tudo foi a conclusão que os alunos chegaram: a solução para a poluição é principalmente proteger a natureza.




Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Parabéns, pelo visto a ideia do estágio chegou antes para vc. Pela sua postagem percebi que já ausa em fazer experiências pedagógicas, isso mesmo, é nas experiências que as práticas se consolidam.

Parabéns.
Bjo