![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhSFZU56xpNaAu8oDrt3oMvJD_2fWRR4ZwlB7hohDsDxmPVkWcoAo5-_MvQzAijMrJ6n3rNjFEvfxaslNVpvBZCE4yMf6P-LnzzPod_8FJn3RIO4lgtbotxvx5E2t1jzszNIOtCxOEK96Xu/s320/imagens+cleide+091.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwZKGe0xk8-JsmA9ko8c6YRjUzAcAX8MnfRkduS_9gmfUIiJStBeqkc9viXH7Ac6LwIdjScz54Fd0flZMmHL5VmnmSMxgTp9pD5UR1uW5e_Kf21UB5ZRLBE8TDFsXOGkbqgK-AVjXgUrkJ/s320/imagens+cleide+090.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgUuz7yELANJbdzaPXKdeGwr5rlptJdc5ELM9VTe2W2m3SyzNAl2gR2JXDJc8cyQE4JmkTt5qwIw6iHvEydzcaM89E9qoHi_LsMqeKVy9V8g3lAWbc1kAWMgBpaYAgNEieNOADOQWjzhlBw/s320/imagens+cleide+093.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbURK3ZOe6t2PRaON1RacJAE82-EzLESQ15aASqa2xPnIWKsGCRKDQngASnLi4LmMAs0RPcDt052RhtVUK2-6EPbWrv9DuI-CN5JCrXMJg5Ht_Acjn1kqcvmOKuaEMAWmUa0c_aE87HFGP/s200/imagens+cleide+092.jpg)
- Organizei um polígrafo sobre o assunto, no qual havia material para pesquisa e um questionário para responder.
- No primeiro dia fiz a proposta aos alunos. Eles logo se organizaram em grupos de quatro. Cada grupo ganhou um polígrafo.
- Para minha surpresa, não houve bagunça nem gritaria. Um aluno do grupo leu o polígrafo para os demais. A fala de um não atrapalhava a leitura dos demais grupos.
- Os alunos pesquisaram e responderam as perguntas.
- Na semana seguinte, retomamos os trabalhos. Pedi que a partir das respostas, elaborassem um texto sobre o assunto. Com exceção de um grupo, todos os outros realizaram a atividade, com textos enxutos, sem cópia simplesmente das respostas, com coerência e organização. Mais uma nova experiência para mim que deu certo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário