19 de abril de 2008

PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDOS



UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – UFRGS
CURSO DE GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
INTERDISCIPLINA SEMINÁRIO INTEGRADOR IV

ALUNA – Cleide Maria da Silva Renner de Ávila
PROFESSORES – Cíntia Inês Boll e Leonardo Sartori Porto
PÓLO – São Leopoldo







PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDOS



TEMA
Projetos de Trabalho

“Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo
nem ensino”.
(Paulo Freire)

JUSTIFICATIVA
A escolha do tema justifica-se pela falta de conhecimento e prática que tenho sobre o assunto. Neste semestre, em minha turma de 4ª série, tenho um estagiário de Magistério, que trabalha somente com Projetos e, pela minha falta de prática e quase completa ignorância sobre o tema, não estou conseguindo assessorá-lo como deveria. Portanto o Plano nasce de um questionamento, de uma necessidade de saber, para aprofundar conhecimentos teóricos que contribuam para a melhoria da qualidade da educação.

OBJETIVO GERAL
Adquirir conhecimentos teóricos para utilizar Projetos de Trabalho como recurso didático e instrumento para construção do conhecimento dos alunos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Viabilizar a aprendizagem real, significativa, ativa e interessante sobre Projetos de Trabalho.
* Romper com paradigmas educacionais que colocam o foco no processo de ensino e não na aprendizagem.
* Desenvolver uma concepção de ensino e uma metodologia de trabalho pedagógico que valorize a participação do aluno enquanto sujeito ativo no processo de aprendizagem e construção do conhecimento.
* Possibilitar mudança de postura em relação ao processo ensino aprendizagem, aproximando os alunos o máximo possível, do seu contexto social através do desenvolvimento crítico, da pesquisa e da resolução de problemas.
* Apresentar evidências da necessidade de uma nova educação, voltada para uma atitude transdisciplinar, onde os valores, a ética, a cidadania, o respeito à natureza também se façam presentes no contexto escolar, independente de uma disciplina específica, mas como uma educação maior, de valor, onde o professor se sinta responsável, juntamente com seus alunos, pela formação integral e participativa do indivíduo.
* Introduzir uma nova maneira de fazer do professor, na qual o processo de reflexão e interpretação sobre a prática seja a pauta que permita ir tornando significativa a relação entre ensinar e aprender.

RECURSOS HUMANOS
Pessoas que já tenham tido experiências com Projetos de Trabalho, que possam acrescentar seus conhecimentos aos meus estudos.

RECURSOS MATERIAIS
Os recursos materiais a serem utilizados serão: pesquisas em sites da internet, livros, entrevistas, revistas de cunho pedagógico, cursos ou seminários que tenham relação com o tema.

METODOLOGIA
A única pessoa responsável para a realização e sucesso deste Plano Individual de Estudos serei eu mesma, portanto, para que isso aconteça com êxito, organizarei meus horários para leituras e buscas na internet, procurando não interferir no meu curso no PEAD. As entrevistas, conversas, com pessoas que já têm esta experiência, procurarei fazer via e-mail ou MSN, pois tenho colegas que já usam este recurso pedagógico e, portanto, poderemos nos comunicar desta forma.
Os cursos ou seminários, que por ventura ocorram, serão feitos dentro dos horários livres que possuo.
Segundo Paulo Freire, ao trabalhar com projetos,
“tanto educadores quanto educandos envoltos numa pesquisa, não serão mais os mesmos. Os resultados devem implicar em mais qualidade de vida, devem ser indicativos de mais cidadania, de mais participação nas decisões da vida cotidiana e da vida social. Devem, enfim, alimentar o sonho possível e a utopia necessária para uma nova lógica de vida”.
Pensando na frase de Paulo Freire, posso concluir que o estudo e aprofundamento do tema proposto, só virão a acrescentar e melhorar a minha prática pedagógica.

CRONOGRAMA
O tempo para a aquisição de tantos conhecimentos, dependerá da minha disponibilidade e das pessoas com quem realizarei as entrevistas. Limitarei o tempo até o final deste semestre, porém sei que precisarei de tantas pesquisas que provavelmente este período tenha que ser estendido, pois pelo que já pesquisei, o assunto é amplo e traz muita diversidade. Estipularei uma hora por dia para leitura e mais uma hora para pesquisa na internet. Cursos ou seminários que possam surgir serão feitos de acordo com os horários disponíveis, tentando ser fiel ao cronograma.

EVIDÊNCIAS
As evidências relacionadas às minhas aprendizagens, ocorrerão na medida em que as novas informações adquirirem significado e forem comprovadas através da aplicação de um Projeto de Trabalho em que predominem a construção, a reflexão, a criatividade, a auto-avaliação e a autonomia.
Segundo Contreras, pode-se dizer que
“a autonomia deve ser entendida como a independência intelectual que se justifica pela idéia da emancipação pessoal da autoridade e do controle repressivo da superação das dependências ideológicas ao questionar criticamente nossa concepção de ensino na sociedade”.

AVALIAÇÃO
É na avaliação que serão focalizados os acertos e erros que servirão de instrumento para novos aprendizados, com o objetivo principal de sempre querer fazer o melhor.
A avaliação será constante durante todos os momentos do projeto, só assim serão observados os interesses e avanços. O questionamento constante darme-a oportunidades de aprofundar meus estudos, desenvolvimento e comprometimento com o trabalho proposto.
A avaliação é como uma longa estrada e seu papel não é esperar pelo resultado no final e sim ser acompanhada para que os obstáculos do caminho sejam ultrapassados.

LIVROS PARA PESQUISA DO TEMA
* Almeida, Maria Elizabeth – Projeto: uma nova cultura de aprendizagem.
* Silva, Maristela Alberton – O Trabalho com Projetos Um Convite à Descoberta.
* Hernández, Fernando e Ventura, Montserrat – A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho, O conhecimento é um Caleidoscópio.
* Dalla Zen, Maria Isabel – Projetos Pedagógicos: Cenas de Sala de Aula.
* Hernández, Fernando – Transgressão e Mudanças na Educação, Os Projetos de Trabalho.
* Fonseca, Lúcia Lima – O Universo na Sala de Aula, Uma Experiência em Pedagogia de Projetos.

SITES PARA PESQUISA DO TEMA

Nenhum comentário: