26 de novembro de 2008

GESTÃO DEMOCRÁTICA

Na disciplina Organização do Ensino Fundamental deveríamos participar de um Fórum sobre Gestão Democrática, a partir de alguns vídeos e textos. Estes, foram muito esclarecedores e me ajudaram nas participações no Fórum, as quais coloco aqui para demonstrar as minhas aprendizagens.Também coloco o texto com minhas reflexões, que deveria ser feito após a participação noFórum.

FÓRUM:

Em primeiro lugar a gestão democrática só pode existir quando nas decisões são contempladas as idéias e participação de toda comunidade escolar. As resoluções não podem partir de cima e muito menos ser unilaterais. Quem está dentro da escola é quem deve decidir, juntamente com seus interessados o que é melhor ou pior, o que serve ou não para quem ali passa boa parte do seu dia. Na gestão democrática, a direção não pode ser omissa e muito menos submissa. Tem que haver diálogo entre as partes. Também não pode ser manipuladora e deve ser imparcial em suas decisões e atos. O que é para um deve ser igual para todos, sem haver preferências ou protecionismo.

Também para se configurar a gestão democrática, o governo também o deve ser. Uma escola não é igual a outra, portanto o que às vezes pode ser bom para uma escola, não serve para a outra. A escola deve ter autonomia para criar, tomar decisões, modificar o que for preciso, sem pressões. A direção, juntamente com sua comunidade escolar deve ser autônoma em suas decisões. Já vi acontecer, nestes meus 28 anos de magistério, escolas que funcionavam muito bem verem tudo o que se havia conquistado cair por terra após uma mudança de governo. Aquilo tudo que funcionava muito bem não valia mais nada porque seriam outras pessoas no \ “comando\" e elas não pensavam como as anteriores. Os interesses políticos não podem prevalecer. E na maioria das vezes isto não é levado em consideração.

A democracia é algo que estamos correndo atrás há muito tempo. E muitos ainda não entenderam o sentido desta palavra. Também concordo com as colegas que a eleição da direção é um grande passo em sua direção. Em nosso município, reconquistamos esta conquista, após nos ter sido tirada há alguns anos. Na escola temos reuniões onde as decisões são tomadas em conjunto, com discussões e votações. Mas ainda não conseguimos uma forma de chamar os pais para a escola. A participação dos mesmos é muito pequena e os que aparecem são sempre os mesmos. Vivemos um momento em que pais culpam a escola pelos problemas encontrados como violência, indisciplina, drogadição, falta de aprendizagem. A escola não pode suportar com tudo sozinha. Muita coisa não é competência dela, mas sim dos pais. Este é um problema que ainda falta muito para se achar a solução.


REFLEXÃO:


Os estudos deste semestre levantaram questões muito importantes, mas que muitos professores não têm conhecimento, ou por acharem que não é de seu interesse ou por falta de informação.
No decorrer deste ano, fizemos a reconstrução de nosso Projeto Político Pedagógico, num processo em que se procurou ser o mais democrático possível, com a participação de toda comunidade escolar (professores, funcionários, alunos, pais). Contudo a participação dos pais foi muito baixa, não tendo tido o retorno esperado e desejado.
Vivemos num processo onde buscamos a democracia, porém muitas pessoas ainda não têm o entendimento necessário deste processo.
Em uma escola, a gestão democrática é o principal requisito para que se tenha uma educação de qualidade.
Numa demonstração de governo democrático, reconquistamos em nosso município a eleição de diretores. Mas somente isto não basta para configurar uma gestão democrática. As pessoas envolvidas na direção precisam demonstrar imparcialidade, comprometimento, responsabilidade, autenticidade, frente à comunidade escolar.
O Regimento Escolar é outro documento importante, que precisa ser construído de acordo com a realidade escolar. Assim como o PPP deve ter registrado o que se deseja alcançar, o Regimento deve conter os meios para se alcançar estes objetivos. Portanto, estes documentos devem ser construídos pela comunidade escolar para que contemple a verdadeira realidade daquele meio.
Outro processo de gestão democrática foi a implantação do Grêmio Estudantil nas escolas municipais. Através dele os alunos têm a possibilidade de participar mais ativamente dos assuntos escolares.
A prestação de contas à comunidade, a clareza e transparência na comunicação dos gastos e a participação de todos nas decisões de onde os recursos serão investidos, são também fatores importantes na gestão democrática.
Exercer a democracia no ambiente escolar implica em desacomodação. É saber ouvir e respeitar. É aceitar novos pensamentos. É a inclusão da comunidade escolar nas decisões. Assim, teremos uma escola real e justa, que estará em comunhão com a realidade e necessidades daqueles que a compõem.

Um comentário:

Fabiane Penteado disse...

Oi Cleide,

Falar em gestão democrática não é algo muito fácil. Embora a palavra democracia possua um único sentido. Assim como sabemos que a democracia é muito falada e difundida na teoria... e na prática pouquíssimos são as instituições que conseguem fazer este conceito valer.
É complicado exigir a participação de alguns membros da comunidade (como os pais, por exemplo)em uma gestão democrática e participava, onde medidas e decisões serão tomadas, quando muitos (pais) têm os valores invertidos. Por isso atribuem a escola papéis aos quais não são de sua responsabilidade. Criando outras situações que atingiram a todos (inclusive nós professores)....
Sabe, não sei ate que ponto é valido lutar por melhorias num espaço onde as próprias pessoas não tem consciência de seu papel.

Um abração,
Fabi