28 de agosto de 2009

O MENININHO



Hoje realizei um trabalho da interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação. Três perguntas para responder após a leitura do texto: O MENININHO.
Já conhecia o texto, mas li e reli várias vezes.
Enquanto respondia as perguntas, vi o quanto mudei minha prática pedagógica depois que iniciei no PEAD. Lembrei de minhas primeiras professoras e de quanto queria ser igual a elas e de quanta coisa fiz com meus alunos, bem igual ao que elas faziam. Sei que não prejudiquei estes alunos, porém poderia tê-los tornado mais autônomos, mais autoconfiantes, mais criativos.
Mas nunca é tarde para mudar e sei que estou obtendo grandes progressos em relação a minha prática.
Hoje já trabalho muito diferente. Sei que meus alunos não serão como o menininho do texto.
Quero deixar aqui a última pergunta do trabalho, pois ela resume tudo o que disse nas três questões.

C) Que marcas da sua prática pedagógica você gostaria de deixar nos seus alunos?

Com certeza quero que meus alunos lembrem de mim como alguém que lhes dedicou muito amor e carinho. Que cresçam como pessoas de bem, atuantes em suas comunidades. Que sejam educados, críticos, criativos, autônomos. Pessoas que saibam fazer suas escolhas, questionadoras, ativas, construtoras do seu conhecimento. Que entendam que às vezes erramos, mas que podemos sempre voltar atrás e concertar o erro. Que sejam felizes na busca de seus objetivos, mas com humildade e retidão.

Link para o texto: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/o-menininho-958289.html

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Cleide,

Que maravilhoso ler sua postegem, onde vc coloca que percebe sua qualificação na prática docente. Parabéns, pois as mudanças só ocorrem quando percebemos que podemos melhor e nos permitimos mudar. Fiquei feliz de ver sua postagem ela revela seu comprometimento com os esudos e com sua ação como educadora :)

Bjokas