13 de outubro de 2009

HISTÓRIAS E POLÍTICAS PÚBLICAS DA EJA





Na interdisciplina Educação de Jovens e Adultos no Brasil, fizemos a leitura do Parecer CEB no 11/2000 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. A partir da leitura e em grupo, no Fórum, fizemos a discussão sobre o mesmo e uma síntese, que foi postada no webfólio do grupo.

Falar de EJA para mim é sempre muito bom, pois trabalhei por muito tempo com jovens e adultos.

O incrível foi ver que a medida que ia lendo, que eu não sabia quase nada sobre a história e políticas públicas da EJA. Mas o melhor foi saber que mesmo não conhecendo quase nada, trabalhava dentro do que é proposto no Parecer.

Foi interessante aprender sobre o conceito e as funções da EJA. Por que nos poucos cursos de formação que a nós foram propostos, não trabalhamos o Parecer? Com certeza meu trabalho com esses alunos teria sido muito mais rico.

Com certeza a EJA tem FUNÇÃO REPARADORA, pois busca resgatar as oportunidades perdidas e trazer para o mundo da escrita e da leitura, pessoas que no seu tempo não tiveram esta oportunidade. Com isso, levando-os a novas oportunidades no trabalho, na vida social, enfim, num mundo que os fará viver melhor.

A FUNÇÃO EQUALIZADORA da EJA relaciona-se a igualdade de oportunidades. Nesta linha, a educação de jovens e adultos, apresenta uma promessa de efetivar um caminho de desenvolvimento a todas as pessoas, de todas as idades. Nele adolescentes jovens e adultos poderão atualizar conhecimentos, mostrar habilidades, trocar experiências e ter acesso a novas formas do trabalho e da cultura.

A FUNÇÃO QUALIFICADORA da EJA é aquela considerada permanente, e, mais que uma função, é próprio sentido da educação de jovens e adultos. Refere-se à educação permanente, com base no caráter incompleto do ser humano, cujo potencial de desenvolvimento e de adequação pode se atualizar em quadros escolares ou não-escolares.

Mesmo não conhecendo, na época sobre as funções, sempre procurei trabalhar dentro destas propostas.

Com certeza este trabalho foi enriquecedor e esclarecedor. É uma leitura que, se voltar a trabalhar na EJA, terei que refazer, para que minhas práticas pedagógicas venham de encontro ao que estes indivíduos buscam ao retornar para a escola.

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