13 de outubro de 2009

NARRATIVA DE HISTÓRIA


Na disciplina de Linguagem e Educação, após a leitura do Texto 3 – Tem um monstro no meio da história (GURGEL, 2009) e a assistência do vídeo 1: Pensamento infantil – A narrativa da criança, disponível em http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/desenvolvimento-e-aprendizagem/pensamento-infantil-narrativa-crianca-489339.shtml e do áudio: narrativa de um adulto, deveríamos fazer o seguinte trabalho de campo: Peça que uma criança ou um adulto em fase inicial de escolarização conte uma história (não é necessário que seja seu aluno ou que estude na sua escola). Faça a gravação e/ou transcrição da narrativa e após, faça uma análise a partir do texto lido, do áudio e do vídeo.
Fiz o trabalho com meu vizinho, que tem 3 anos e 6 meses, pois meus alunos são de 3º ano e tem mais de sete anos.
Ele me contou a história de uma abelhinha.
Fiquei encantada com sua narrativa, a imaginação e fantasia.
Ele foi espontâneo, mudava o tom de voz e fazia gestos para tornar mais real o que estava dizendo.
Normalmente meus alunos contam histórias, mas não desta forma. Contam histórias que conhecem, de uma forma mecânica, quase decorada.
Aprendi que a narrativa nesta fase é uma brincadeira e que misturar o real com o imaginário é normal e muito importante para o desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças. Também que a narrativa é um trabalho de criação e com certeza o é, pois o menino mostrou um trabalho rico, onde ele utiliza palavras avançadas para sua idade, coerência, lógica e seqüência na narrativa dos fatos.
No vídeo é comentado que “ler textos de boa qualidade aprofunda a narração...”. Vê-se na narrativa de Bernardo que é uma criança que está acostumada a ouvir histórias e que é incentivado para isso.
Com tudo isso, posso concluir que a oralidade junto com o contato da leitura e da escrita tem papel importante no processo de letramento, pois nessa interação a criança vai construindo a sua fala, e a sua relação com o mundo.
Adorei o trabalho e vou começar a incentivar mais os meus alunos para a contação de histórias.

2 comentários:

Patricia Grasel disse...

Cleide querida,
Que delícia ler sua postagem, sua experiência com a narrativa de Bernardo foi linda. Que legal saber que a interdisciplina de linguagem está proporcionando momentos significativos como esse. Sua reflexão sobre a importância da narativa está excelente, realmente a narrativa serve para um momento de criação da criança, moneto em que ela solta a imaginação e cria personagens com situações, relaciona o real e o imaginário, trabalha com a fala, com a oralidade e é claro aprende, aprende muito brincando.
Adorei sua postagem!

Bjos

Leonardo Porto disse...

Prezada Cleide,

suas postagens são relatos bem escritos e ricos de informação, com várias reflexões de sua trajetória neste semestre, mesu parabéns!. Falta pouco para torná-los genuínas auto-avaliações, seguem aqui as regras para orientá-la neste sentido:
1. Experimente reservar um tempo fixo na semana para realizar a postagem semanal. Pare para pensar na sua aprendizagem. Você merece esse tempo.

2. Cada postagem pode dar conta de aprendizagem que se relaciona com uma ou mais Interdisciplinas.

3. Construa as postagens de suas aprendizagens com argumentos e evidências.

4. As evidências são ações concretas que demonstram nossa aprendizagem. Essas ações podem ser exemplos da sala de aula, a aplicação de algo na sua vida pessoal, um trabalho na comunidade, a criação de uma atividade, um ato de pensamento que relaciona conceitos, etc. Mas essas ações são evidências quando acompanhadas por argumentos que fazem a leitura crítica das ações.

5. Ao trazer fragmentos de atividades ou de textos lidos nas Interdisciplinas mostre o seu posicionamento informado. Explique o que faz diferença ao saber isso. Demonstre por que tal ideia é importante. Relate se tal situação já foi vivida por você. Que tal mostrar as limitações ou os avanços contrapondo idéias e conceitos?

6. Continue usando os marcadores para sinalizar as Interdisciplinas que estão envolvidas em uma aprendizagem;

7. Lembre-se que o Portfólio de Aprendizagens transcende o curso, é público e tem visibilidade na Internet com visitas inesperadas.

Leonardo.