27 de outubro de 2008

PROGRAMA CAMAROTE

Assisti ao Programa Camarote hoje.O assunto, Educação em Tempos de Internet foi muito bem colocado pelos participantes. Uma das participantes era a professora Cíntia.
* Uma das colocações foi que os cursos de licenciatura a distância, estão aumentando a inclusão digital nas escolas públicas, visto que os professores adquirem mais habilidade, conhecimento e podem trabalhar melhor com seus alunos.

* Uma questão que também foi levantada, é que são necessárias políticas públicas para que os Laboratórios de Informática das escolas públicas tenham estrutura para atender os alunos satisfatoriamente. No que concordo plenamente, pois a maioria destes laboratórios funcionam precariamente, com poucos computadores, sem conexão com Internet.

* Importante também relatar que a utilização da Internet gera no aluno, outra relação com o conhecimento, pois faz com que ele busque mais, tenha mais curiosidade, tendo assim uma melhor qualificação em sua aprendizagem.Nesta questão concordo plenamente, pois sou um exemplo bem típico. Hoje, no curso a distância, estudo muito mais pesquisando na Internet, do que quando fazia o curso presencial.

* Discordei da participação de um telespectador por telefone, que disse "a Internet coibe o hábito da leitura". Acho que muito pelo contrário, faz com que o aluno leia e pesquise muito mais, leve muito mais informações para a sala de aula.

* Quanto à preocupação de uma mãe, também por telefone, que disse preocupar-se com os relacionamentos sociais, que a criança ou adolescente deixa de se encontrar com os amigos para ficar conversando pelo computador, isto pode ser no início, quando a ferramenta ainda é uma novidade, depois eles passam a combinar suas saídas, encontros, trabalhos, festas. Digo isso porque foi assim que aconteceu aqui em casa com meus filhos.

* Muito boa a discussão. Pena que o tempo destinado ao assunto foi pequeno.
* OBS:Profe Cíntia, tu estavas muito bem na TV, parabéns.
Um abraço a todos,Cleide


Cíntia Boll <cintiainesboll@yahoo.com.br> escreveu:- Cleide!!! Procurei passar o recado que a tecnologia não é nada de mais, não muda nada, se não mudar a vida das pessoas, de alunos, professores e comunidade: isso se chama inclusão social, para além da inclusão digital.Amei tuas anotações pois foram fiéis a 'pequena' discussão sobre o campo vasto da Internet na Educação... Mas são sementes que plantamos... certo? Amo vocês, queridas alunas. Amo o desejo de seguirem e se aperfeiçoarem, qualificarem-se para qualificar o outro. Obrigada por vocês existirem e proporcionarem as reflexões que estamos tendo em torno da Inclusão Social na Educação a Distância. Um grande beijo.Boa noite.

Um comentário:

Paulo disse...

Uma pena eu ter perdido este programa. Realmente me pareceu ótimo!

Obrigado pelo comentário deixado no meu portfólio. Um abraço. Fiques bem!