26 de novembro de 2008

CONCLUSÃO SOBRE NOSSO PROJETO TEMÁTICO

Após as entrevistas, a tabulação de dados, as comparações de comportamentos no quadro resumo, as discussões entre os componentes do grupo e as referências teóricas estudadas, concluímos que maturidade é a melhor palavra para definir esta etapa da vida adulta.
Nossos entrevistados conseguiram fazer uma reflexão e crítica de seus comportamentos na juventude e na atual fase de suas vidas. As pessoas, no geral, demonstraram satisfação com sua situação de vida, com relações mais estáveis e com projetos mais objetivos dentro das possibilidades reais. Esta fase da vida tem muitas fontes de prazer, diferentes das do tempo da juventude, mas vividas mais intensamente. Os amigos que antes ocupavam um grande espaço perderam terreno e a família aparece como uma das fontes de prazer mais citada. Em relação aos seus sentimentos, as pessoas atingiram a maturidade emocional. Houve o desaparecimento das instabilidades da idade adulta jovem. Valorizam-se e colocam menos expectativa no outro.
Em relação ao sexo, aos 20 anos observamos o início do amadurecimento sexual, relatado por Erikson, com a liberdade de experimentar a sexualidade, mas sem poder assumi-la com responsabilidade. Na idade adulta há um maior investimento do ser em si e na realização dos seus prazeres, a tranqüilidade quanto ao sexo também se faz presente. Embora nossos entrevistados digam que consideram o sexo como algo natural, aberto, sem restrições, nenhum deles citou sexo como fonte de prazer, o que na nossa opinião demonstra que sexo é tabu, mesmo na maturidade.


Trabalhar este tema foi emocionante, gratificante e nos rendeu muitas aprendizagens, afinal pudemos conhecer melhor pessoas muito próximas, que nos colocaram fatos sobre os quais nunca havíamos conversado.

Um comentário:

Fabiane Penteado disse...

Oi Cleide,

De fato não existe nada melhor que o diálogo (em minha opinião). Seja qual finalidade tenha. O simples fato de conseguirmos nos expressar naturalmente trocando idéias, e em grupo principalmente, já é um sinal de que estamos maduros, ou em processo de amadurecimento.
Sobre isso, vejo em mim hoje. Quando olho pra trás, percebo quanta falta de maturidade tive na minha vida (adolescência principalmente) para muitas das situações que passei.
Também vejo a falta de maturidade em meus alunos adolescentes.... Onde tentamos orienta-los e alerta-los. Talvez até para que não sofram em vão. Mas como sabemos cada um tem o seu tempo. E junto com ele a vida se encarrega de ensinar.
Mas poder discutir e refletir junto a outras pessoas N situações da vida é algo muito bacana (faço isso sempre).

Um abração,
Fabi