6 de maio de 2009

ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO



Falamos em estágios do desenvolvimento desde o Magistério...que saudade!!! Quase trinta anos!!! Posso dizer, com certeza, que nunca aprendi tanto quanto agora. Na realidade, quando estudamos sobre esta questão no Magistério, nem sabíamos para que nos serviria...agora eu sei...e coloco aqui uma de minhas participações no Fórum:

04/05/2009 21:29:49
CLEIDE MARIA DA SILVA RENNER DE A...
Clara, também estou com este sentimento...A distorção idade/série é tão grande em nossas turmas, que que realmente não sei extamente como proceder. São tantos problemas detectados... Na mesma turma, crianças com 8, 9, 10, 11 e até 14 anos, como é o caso da minha turma. São tantas diferenças... e cada um com suas peculiaridades, sua caminhada. Ainda preciso de muito estudo para conseguir ajudar estas crianças efetivamente. Sabendo o estágio do desenvolvimento que cada uma se encontra, poderemos saber o porquê de muitas dificuldades que nossos alunos apresentam em sua aprendizagem.

06/05/2009 09:47:44
TANIA BEATRIZ IWASZKO MARQUES
Clara e Cleide estão fazendo reflexões bem importantes sobre como o conhecimento do processo de desenvolvimento pode auxiliar a tarefa docente. Não é fácil, mas dá pistas de onde podem estar alguns problemas.

No momento em soubermos avaliar o estágio em que nosso aluno se encontra, poderemos ajudá-lo com muito mais eficácia.
Se conseguirmos identificar o processo de desenvolvimento de nossos alunos, poderemos ajudá-los na sua aprendizagem e entender os problemas identificados e que parecem não ter solução. Talvez este aluno precise "começar de novo", e não partir de onde eu acho que ele está. "Graaannnnde" professora Tãnia! Como passei a entender melhor os meus "alunos problema", depois do estudo das fases do desenvolvimeto. Piaget tem razão...ninguém aprende aquilo que não tem condições de assimilar...

2 comentários:

Patricia Grasel disse...

Cleide,

PARABÉNS!!! Vc está no caminho certo, sua postagem está de acordo com o esprado, mais uma vez relacionaeste o que está vendo no PEAD com sua prática docente.

Ao ler sua postagem fiquei com muita vontade de refletir com vc um pouco mais com vc, então vamos lá!
Percebo através de sua escrita que consegue reconhecer seu processo de aprendizagem, além de explicitar seu desejo em aprender mais sobre o assunto, isso é o principal, se encantar com os novos conhecimentos e estar disposta a aprender sempre, dessa forma certamente novas aprendizagens virão, novos conhecimentos, novos conceitos e consequentemente melhores práticas.

Gostei de sua fala no fórum, em que vc relata a importância de identificar o estágio de desenvolvimento do sujeito para escolher a metodologia mais apropriada para cada faixa etária. Isso é fundamental principlamente nas instituições de ensino público, pois a educação pública tem uma diversidade grande de alunos agrupados, são alunos pequenos, com alunos grandes... todos erroniamente colocados no mesmo contexto... e se nós educadoras não estivermos atentas aos estágiios de desenvolvimento, em que trata Piaget, como iremos garantir uma metodologia de qualidade aos nossos alunos, como iremos trabalhar com a individualidade e peculiaridades deles?

Acho que por enquanto é isso... mas voltarei, para continuarmos nossa conversa :)

Unknown disse...

Olá Cleide ... realmente desde o tempo do magistério escutamos falar dos estágios do desenvolvimento, mas depois de muitos anos escutando e tentando assimilar o que siginifica cada uma dessas etapas, conseguimos melhorar a nossa prática em sala de aula. Abraços Denise.