25 de maio de 2009



ENSAIO DE ADORNO – EDUCAÇÃO APÓS AUSCHWITZ


Após a leitura do texto de Theodor Adorno, pode-se apontar como um dos motivos que predispôs os indivíduos a aceitarem o nazismo e a barbárie, foi a forma de pensar da sociedade alemã, por não criticar as autoridades de seu país e aceitar as determinações desta, sem questionamentos. O governo, na época nacionalista, pregava uma Alemanha para alemães, excluindo as outras pessoas de qualquer tipo de direito, inclusive o de viver.
Mesmo a sociedade alemã sendo organizada e detentora de grande cultura, foram-lhe incutidos fatos que a desagregaram do ponto de vista social e humano, fato este provocado por importantes lideranças políticas e militares, fazendo assim, com que a sociedade ficasse sem reação, inerte, frente às barbáries cometidas.
Também o modelo de educação da época é citado por Adorno, pois o mesmo era pautado pela severidade e disciplina rigorosa, podendo assim, ser facilmente conduzida para a barbárie, supondo que a severidade consigo mesmo, leva à severidade com o outro.
A modernidade dos recursos tecnológicos da época, segundo Adorno, também foi motivo para a ocorrência dos assassinatos em massa de pessoas inocentes, crianças, mulheres e idosos.
Para Adorno, parte da solução para que esta barbárie não se repita, está na educação. Uma educação humanizada, que se inicia na primeira infância, não fazendo distinção de raça, cor, religião, onde todos são respeitados.
A educação humanizada deve incentivar e estimular a reflexão desde a infância. Quem pensa com autonomia, determinação, clareza e conhecimento dos fatos, pode lutar e resistir contra o poder cego de qualquer espécie, à brutalidade, à violência.
Meu ponto de vista é que o investimento na educação desde a infância, pressupõe a não repetição da barbárie. Uma educação humanizadora, de respeito ao outro, contra a violência e a manipulação Voltada para os princípios de solidariedade, amor e resistência à opressão.
A educação é solução para que a barbárie não se repita porque educação leva ao conhecimento, ao esclarecimento. O indivíduo esclarecido não se deixa levar e muito menos se deixa manipular. Através da autonomia e esclarecimento, o sujeito pode fazer suas escolhas e tomar suas próprias decisões.

Após a realização deste trabalho, posso dizer que ainda vemos em nossas escolas barbáries realizadas por professores.

Alunos tratados com um rigor exagerado, onde não se vê carinho, nenhum tipo de afetividade na relação professor/aluno.

Alunos tratados com amorosidade são menos rebeldes e se relacionam melhor no ambiente escolar.

Também vemos a barbárie nos moradores de rua. Passamos e não fazemos nada e muitas vezes até atravessamos a rua para não passar por perto.

Será que nestas situações também não estamos sendo coniventes com a barbárie de Auschwitz?

2 comentários:

Geny disse...

Querida aluna Cleide Maria Renner de Ávila
A partir de hoje vou fazer parte dos comentários no seu portfólio.
Parabéns o seu portfólio está muito bonito e organizado, as suas colocações apresentam clareza, objetividade e embasamento teórico. A aplicabilidade é coerente com os subsídios das interdisciplinas do Curso. Destaco e concordo com sua colocação:
“ Uma educação humanizadora, de respeito ao outro, contra a violência e a manipulação Voltada para os princípios de solidariedade, amor e resistência à opressão”.
Obrigada por suas postagens!
Desejo sucesso empreendedor na sua vida familiar, profissional e acadêmica.
Um abr@ço virtual,
Professora Geny Schwartz da Silva
Tutora seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS

Patricia Grasel disse...

Olá Cleide, querida :)
Lendo sua postagem fiquei encantada nas questões teóricas que trouxeste, ao meu ver recheadas de bons princípios entre eles o respeito, a solidariedade, ou seja o amor ao próximo.
Estou gostando de acompanhar tuas postagens, estou animada de compartilhar contigo e ainda mais de ter a oportunidade de conhecer-te melhor através de sua reflexões.
Bjos querida...
Voltarei