10 de maio de 2010

CONHECENDO OS ALUNOS

As tias, com o cartãozinho para as mães que as crianças fizeram para as funcionárias e professoras.


Nesta semana minha temática foi MÃE - RESPONSABILIDADE - PROFISSÕES. Falamos muito nas mães responsáveis por suas famílias, mães que trabalham fora e as que não trabalham. Com esta temática, aprendi a conhecer muito melhor meus alunos. Eles se abriram, contando suas situações familiares. Em nossa comunidade não é costume a família frequentar a escola, então não temos este tipo de informação dos alunos, a não ser que eles contem, mas nem sempre gotam de falar sobre o assunto. A semana foi de muita interação entre os alunos comigo e também com os colegas. Contaram suas histórias, como um desabafo. Eu fiquei surpresa, sabia que ali na turma tem muitas famílias separadas, mas não imaginava algumas situações que foram relatadas.

Tentei mostrar aos alunos, que hoje as famílias não são mais aquelas tradicionais, onde vivem juntos pai, mãe e filhos e que hoje, muitas mães são responsáveis pelo sustento de seus filhos e que são guerreiras dentro de suas profissões.

Trazer as suas histórias de vida, foi bom para os alunos e gratificante para mim.

Segundo Fernando Hernández, em entrevista à Revista Pátio de abril/2009, "sabemos que se aprende melhor: quando os aprendizes se sentem envolvidos no que aprendem; quando se descobre o mundo em companhia de outros". Nesta semana, com certeza os alunos se sentiram envolvidos no assunto e também se sentiram a vontade em falar, pois viram que uma história era parecida com a do outro.

Realmente posso afirmar que juntos se aprende melhor e com muito mais prazer!


Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Cleide querida,

Que bom saber que vc teve sucesso em uma proposta de trabalho pedagógico onde os alunos sentiram-se confortáveis em falar de si. Realmente muitas vezes, ainda mais quando somos crianças, não nos sentimos bem falando de nós mesmo, fica a ideia de exposição, mas que quando bem trabalhada torna parecidas, esse momento de fala de si em momento de troca e de perceber que existem outras situações parecidas, ou seja, parece que não estamos sozinhos.
Gostei quando vc trouxe a fala do Hernandez sobre o aprender com o outro e concordo plenamente.
Parabéns pela postagem!