1 de maio de 2010

PROJETOS PEDAGÓGICOS?

Pois é Patrícia...aí é que está o problema....nunca trabalhei com projetos e na realidade não sei se a forma como estou trabalhando caracteriza um projeto pedagógico.
Estou desenvolvendo meu trabalho através da temática: " O despertar da leitura através da problematização do mundo". A partir deste tema pretendo que os alunos adquiram o gosto pela leitura, pela produção de textos e a consciência pela preservação, reconhecendo que fazemos parte de um mundo que tem uma diversidade de problemas que afetam as pessoas em geral, mas que podem ser contornados ou solucionados com a boa vontade e a participação ativa de todos. Que todos somos responsáveis pela conservação e a continuidade da existência de nosso planeta.
Dentro desta temática, numa explosão de idéias, os alunos levantaram várias questões, como poluição, preconceito, valores, discriminação, profissões, entre outras. Então, estou trabalhando as questóes semanalmente, tentando colocar "uma questão dentro da outra".
Segundo Rubens Alves, "O mestre não é aquele que anuncia saberes, é aquele que seduz seus aprendizes para o fascínio do mundo." Acredito que esta frase se encaixa bem no meu momento, pois sinto nos alunos um fascínio e uma grande vontade de aprender. Os comentários são gartificantes. Ouço frases como: "Ah já tá na hora de ir embora? A aula tá tão boa!"
Pelo que tenho observado, tenho convicção que meus alunos estão fascinados por esta forma de aprender. As pesquisas, os debates, a interação com os grupos, as atividades realizadas em casa com o auxílio da família estão fazendo com que já saibam as respostas aos questionamentos feitos ou a dúvidas surgidas. Inclusive conceitos já estudados são resolvidos e expostos com mais clareza. Os alunos estão muito mais participativos. Tenho certeza que este estágio está fazendo a diferença tanto para mim como educadora, quanto para os alunos.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Cleide,

Adorei sua postagem, vc traz argumentações bem claras e definidas sobre como percebe a relação dos projetos pedagógicos e as aprendizagens.
Gostei de ver sua reflexão embasada na fala de Rubens Alves, onde ele diz que o mestre não é aquele que anuncia saberes, é aquele que seduz seus aprendizes para o fascínio do mundo, concordo plenamente, inclusive vejo essa ideia de Ruben Alves dentro da propsta de arquiteturas pedagógicas, que foi e é trabalhado pelo curso. Pois a porposta de Arquiteturas pedagógicas perpassa a ideia de projetos pedagógicos, ambos com a intenção de provocar o aluno a aprender e não o professor ficar responsavél pelo ensinar, mas sim, mostrar caminhos para aprendizagem.Parabens pelo trabalho belíssimo que vc está fazendo com seus alunos, tanto pela foto como pela sua escrita dá para perceber seu comprometimento com a educação.
Parabéns