22 de maio de 2010

SOMOS TODOS APRENDIZES


LIVRO INDIVIDUAL

SACOLA DA LEITURA

Somos todos aprendizes. Não importa o tempo ou a situação. Esta semana, organizei com os alunos a SACOLA DA LEITURA. Esta sacola, será levada para casa, cada dia por um aluno, que é escolhido por sorteio. A sacola contém: o Jornal VS do dia, um livro de poesias, um livro de contos, um livro com história infantil e o livro individual do aluno, onde constam suas produções.
Na minha concepção, achei que esta sacola da leitura faria muito sucesso nas famílias, pois poderiam ler com e para seus filhos e ainda seria um momento de reunão da família. Um momento de incentivo, de vibração ao ver as produções da criança.
Entre os alunos, na sala, ela fez sucesso. Eles vibram sempre na hora do sorteio, mas para minha surpresa, nas famílias a sacola não teve o efeito que eu esperava. Sempre pergunto à criança, no dia seguinte, como foi em casa. São pouquíssimos os pais que se interessam em olhar a sacola, verificar seu conteúdo e ler com os filhos. Muitos nem olham, segundo as crianças. Vejo nelas, quando falam, um pouco de decepção.
Para mim, uma aprendizagem. Pensei que estaria fazendo uma coisa muito boa para as famílias e me enganei. Mas não desisti. A sacola continuará indo para casa todos os dias, porém, a partir da próxima semana, em todo início de manhã, lerei para os alunos uma reportagem do jornal, algo interessante, sobre nossa cidade. Assim, talvez a criança chegue em casa e mostre e leia para alguém da família, estimulando a mais leitura.
Para Vygotsky, " a interação social tem papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e os adultos tem papel importante ao mediar o conhecimento cultural para as crianças e ajudá-las a adquiri-lo." (Usha Goswami, Revista Pátio, abril/2009). A citação só vem comprovar que nós adultos, sejam professores ou familiares precisam e devem incentivar os pequenos no seu crescimento intelectual e considero o exemplo uma das melhores formas.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Cleide querida,

Adorei a ideia da sacola de leitura. Gostei mais ainda de ver sua reação frente as famílias, realmente nem sempre o que planejamos gera o impacto que esperamos, o que não quer dizer que não tenha sido psitivo, sempre fica algo, ou seja, sempre uma das sementinhas dá fruto.
Parabéns... adoreiiii