6 de maio de 2009

INCLUSÃO

Falar de inclusão para mim é sempre gratificante! Olha esta foto aí...é da minha pérola!!!! Foram quatro anos juntas.... nosso amor não tem tamanho!!! É uma história loooonga!!!
Mas não vou contar agora, mesmo porque venho falando nisto desde que iniciei no PEAD.
O que quero dizer agora, é que sempre busquei saber muito sobre Síndrome de Down por causa desta aluna, mas nunca procurei saber sobre as lei da inclusão. Esta disciplina me fez ler sobre o assunto...Quanta lei...quanto decreto...quanta resolução... Como nós temos direitos...segundo as leis... Bah!!! Aprendi muuuuito!!!! Talvez se fosse há quatro anos passados, eu exigiria tudo o que sei hoje que tenho direito, por ter um aluno com necessidades especiais. Eu era analfabeta sobre este tipo de lei. Mas juntando minha experiência com a teoria, posso dizer que, após todas as leituras, que deveriam primeiro ter adaptado as escolas, proporcionado formação para os professores, dado condições dos municípios de se adaptarem e acima de tudo, respeitar as crianças com necessidades especiais, antes de fazer as leis!!!!! Conhecer as leis foi muito importante...saber que quando eu tiver um aluno com NEEs em minha sala de aula, eu como professora, tenho direito a melhores condições para atender este aluno...EU VOU BRIGAR!!!!!! Agora eu conheço as leis.....Posso exigir!!!!
OBS: A foto foi publicada com autorização da mãe.

2 comentários:

Patricia Grasel disse...

Oi Cleide...

Sua postagem está bem dentro do que te sugeri no e-mail. Lembra? Relacionar a teória com a prática...

Após ler sua postagem teu uma pergunta para ti... na qual não precisa necessáriamente me responder, mas eu gostaria que vc refletisse sobre... Inclusão e integração dos PNEEs tem o mesmo conceito, ou são questões diferentes? A educação atual preocupada com a inclusão ou a integração dos PNEEs?

Te pergunto por perceber em sua escrita seu desejo de descobrir mais sobre as leis para PNEEs e tenho certeza que buscará as respontas...

Um beijoão

Giselda Correa disse...

Cleide... Com certeza já é hora de lutarmos com todas as forças para que as movimentações a cerca da Educação Inclusiva saiam do papel e que sejam implementadas, tal como é defendida! Para atender a este chamado, é necessário que o poder público, escola e a família repensem o real sentido da palavra INCLUSÃO. Que a legislação que envolve a educação inclusiva seja melhor estudada, planejada e estruturada para que se faça uma reflexão mais crítica sobre o que é a inclusão e os aspectos que devem ser contemplados para promovê-la. De modo que promova a todos as mesmas oportunidades para estudar, para trabalhar, para ter lazer e praticar esportes enfim, para ter acesso a todos os bens produzidos socialmente. Não podemos desistir nunca!!! Abraços,Gi