13 de outubro de 2009

COMÊNIO


A interdisciplina Didática, Planejamento e Avaliação deu-me a oportunidade de conhecer sobre a vida e obra de Comênio, o "pai da didática".
O trabalho consistia nas leituras e em responder duas perguntas. Uma delas reproduzo aqui, pois retrata a minha aprendizagem com esta atividade.
Você encontra no seu cotidiano escolar elementos da pedagogia do Comênio? Elabore sua resposta analisando as relações entre as idéias deste autor e seu contexto de trabalho.
Com certeza encontro no meu cotidiano escolar elementos da pedagogia de Comênio. Apesar da época em que foram escritas, suas idéias são muito atuais. A consideração com o aluno, respeitando sua capacidade e motivando-o para a aprendizagem, levando em conta a sua realidade e experiências, é a forma com que procuro trabalhar. Também o ensino para todos, sem discriminação, podemos ver na Educação de Jovens e Adultos, onde as pessoas buscam preencher lacunas que por vários motivos ficaram no passado. Também quanto à afetividade entre professor e aluno a que Comênio se refere considero importantíssima. Não acredito na aprendizagem sem vínculos de amor, carinho e dedicação entre as partes. Mesmo no seu tempo Comênio foi muito atual. Com certeza sua pedagogia é utilizada nas escolas de hoje facilitando a aprendizagem dos alunos.
Percebe-se que Comênio preocupava-se com a aprendizagem dos alunos e foi um inovador em seu tempo.
Há muito venho dizendo que esta caminhada vem me fazendo mudar as práticas pedagógicas, com o trabalho mais voltado para a realidade do aluno, utilização de jogos, brincadeiras, entre outros recuirsos, porém ainda sinto que me falta, que tenho em minha prática uma mistura do velho e do novo e que algumas coisas parecem não querer mudar. Bem, afinal são tantos anos, que estou muito satisfeita com minhas mudanças até agora, pois nada consegue se transformar ~totalmente em tão pouco tempo.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Oi Cleide,

Que legal saber que a interdisciplina de didática te proporcionaou contato com a obra de Comênio. Vi que em sua postagem você compartilhou um pouco da atividades proposta pela interdisciplina e gistei bastante de ler, mas quero te provicar a pensar um puquinho mais, quem sabe você pensa na leitura da vida e obra do Comênio pensando um sua rática docente, procurando responder o que é didática para você, o que era antes dessa interdisciplina? O que você já sabia, o que você imagina e o que aprendeu de novo sobre a didática?
Pense e se quiseres compartilhar comigo eu vou adorar.
Bjo