8 de novembro de 2010

SÉTIMO SEMESTRE



No sétimo semestre, os conceitos estudados nas interdisciplinas tiveram uma grande relação.
A interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação, nos trouxe a importância do planejar. Os estudos revelaram que há necessidade de uma reflexão entre professores e direção, unificando os objetivos, a teoria e a prática, para que as ações e estratégias levem ao alcance dos objetivos. Planejar requer questionamentos: para que e para quem se planeja? O planejamento deve estar embasado em referências onde os envolvidos discutam e posicionem-se, optando por ações que elejam a integração, identificando a utilidade deste, que deve ser de atender as necessidades de nossos educandos, para que compreendam a sociedade em que vivem, e que sejam cidadãos capazes de se posicionar em suas comunidades, sejam autônomos, críticos, solidários e sejam livres para fazer as suas escolhas.
A interdisciplina de Educação de Jovens e Adultos foi muito gostosa, pelo fato de ter trabalhado por quase dez anos com esta modalidade de ensino. Claro que naquela época não tinha os conhecimentos que tenho hoje, pois os poucos cursos que foram oferecidos, não me deram embasamento, mas a minha força de vontade e gosto por trabalhar com adultos me fizeram ir em frente. Um dos trabalhos realizados nesta interdisciplina foi uma entrevista com professores de EJA. E para mim não foi surpresa, ao final da pesquisa, verificar que estes professores não estão preparados para trabalhar com estes alunos. Ou os infantilizam, tratando-os como crianças, ou acham que não tem condições de aprender. No meu conceito de EJA, vejo que estes são alunos que foram excluídos da escola por “n” motivos e aqui entra o planejamento sobre que falava anteriormente: o planejamento para estes alunos deve vir de encontro às suas realidades, assuntos do seu interesse e vivência, para que não desistam dos estudos e sigam com os seus objetivos. Hoje tenho alunos que começaram comigo na Etapa I e se formaram no ensino médio e também uma aluna que está cursando Psicologia na Universidade.
Na interdisciplina de Libras, fiquei encantada com a primeira aula presencial. Primeiro fiquei meio desconfortável quando vi que a professora era surda...porquê??
A medida que aula foi se desenvolvendo, tive que reconhecer que era um pouco de preconceito e outro bastante de ignorância sobre o assunto.
A forma como a professora conseguiu se comunicar com a gente foi incrível. Ouvir suas mãos e gestos, falar sem nada dizer, descobrir que existe caminho para todas as situações foi maravilhoso!
Primeiro tive que fazer desconstruções, como: não se diz surdo/mudo e sim surdo; todos são capazes, basta querer e aprender; LIBRAS é uma língua, e não é um código mundial, é a nossa língua de sinais, assim como o português é nossa língua.
Rimos das piadas da professora, fizemos brincadeiras e foi tudo muito bom e natural.
Aprendi que pessoas surdas tem totais aptidões para qualquer tipo de atividade, apenas as realizam diferentemente de nós e que para qualquer problema existem soluções e caminhos.
A interdisciplina de Linguagem e Educação, em uma de suas atividades, nos levou a pensar ou repensar nossas práticas pedagógicas.
A leitura do Texto 2 – Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola (KLEIMAN, 2006), nos fez concluir que realmente a escola precisa mudar as práticas de letramento que utiliza a escrita e a leitura como algo diferenciado da realidade do aluno. Escola e educadores trabalham textos alheios ao contexto social dos mesmos,não suscitando o interesse.
É muito importante que se priorize a oralidade e as vivências dos alunos, com isso se estará reproduzindo situações do seu cotidiano, que são de seu interesse.
Conversar com os alunos, ouvir suas histórias, brincadeiras, jogos, poesias entre outros recursos, trazem aprendizagens significativas e diversão. Trazer o contexto dos alunos para dentro da sala de aula, aproxima-os da escola e faz com que tenham vontade de saber cada vez mais, despertando a curiosidade e a criatividade de cada um.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Querida,

Gostei de acompanhar suas postagens durantes esse eixo, vc conseguiu incentivar minha leitura com sua forma de escrita.

Bjoas e parabéns, sucesso em sua caminhada docente.