17 de outubro de 2010

SEXTO SEMESTRE


O sexto semestre nos trouxe questões importantes sobre a inclusão escolar e a questão étnico-racial nas escolas.
Destaco a interdisciplina de Educação de PNEEs que me trouxe conhecimentos muito importantes. Trabalhei por quatro anos com duas inclusões em minha turma. Foi algo novo para mim, pois não conhecia nada sobre inclusão. Através desta interdisciplina obtive informações sobre as quais não tinha conhecimento e que se soubesse na época, poderia ter ajudado muito mais meus dois alunos. Considero que a inclusão pela inclusão somente, não surte efeitos. Há necessidade da preparação dos professores para que tenham condições de trabalhar com estes alunos especiais.
Na interdisciplina de Filosofia da Educação, trabalhamos sobre o conflito moral, com o qual muitas vezes nos deparamos na escola e temos dificuldades em resolver. Esta questão ficou clara, nos dando suporte para resolver algumas questões que enfrentamos frente aos alunos.
Na interdisciplina de Questões étnico Raciais, concluí que nós professores, como formadores de opinião, devemos trabalhar muito a questão do preconceito com nossos alunos. A criança às vezes não tem a maldade para com os colegas, porém alguns trazem de casa conceitos bem desenvolvidos, que devem ser muito bem trabalhados pelo professor.
Na interdisciplina de Psicologia II, trabalhamos sobre a importância da construção do conhecimento, pois quanto mais estimulado o aluno estiver, mais interesse terá em construir a sua aprendizagem e inovar na forma de fazê-lo.

Nenhum comentário: