1 de outubro de 2010

PRIMEIRO SEMESTRE



Depois de muitos anos afastada da universidade, em 2006 deparei-me com o anúncio que a prefeitura de São Leopoldo faria uma parceria com a UFRGS para os professores sem formação. Levei alguns dias para decidir, pensando que não passaria no vestibular, mas por influência de várias pessoas, familiares, amigos, colegas, optei por tentar. Dei uma estudada em Português e mais com a cara e coragem prestei o vestibular e para minha surpresa, passei.

Em agosto fui satisfeita e curiosa para a primeira aula presencial. Muitas expectativas e angústias sobre o que viria.

Primeiro uma descoberta do desconhecido...tinha computador em casa, mas não sabia nem ligar. Foi um tal de desvendar blogs, pbwikis, rooda, enviar e-mails...sem saber nada...pedindo ajuda em casa, para as colegas, tutoras. Às vezes uma vontade de desistir.

Neste semestre entraram as interdisciplinas EPPPC e ECS.

A primeira com reflexões sobre o PPP, que na na época estávamos reformulando na escola. Os estudos fizeram com que eu tivesse uma participação maior, mais interesse e olhasse com olhar mais crítico o que estava sendo reformulado. Pude contribuir com muito mais qualidade no trabalho realizado na escola.

A segunda com construção de Blog individual e coletivo,textos que considerava difíceis de compreender, me levando a reconsiderar o que é realmente estudar e interpretar.

Neste semestre também a interdisciplina de Tecnologias me angustiou e roubou noites de sono. Fui tateando durante as atividades, sempre pedindo uma ajuda aqui outra ali. Mas sempre me superando e vencendo as barreiras. Aprendendo que só se aprende tentando.

O primeiro semestre marcou pela nova condição de estudante, pois houve a necessidade de adaptação. Trabalhando sessenta horas, precisei coordenar meus horários e muito da compreensão da família. Também foi muito importante a união com as colegas, nas trocas, auxílios e angústias divididas.

Nenhum comentário: