10 de outubro de 2010

QUARTO SEMESTRE


Retomando os estudos do terceiro semestre do curso, destaco como mais marcante a interdisciplina de Ciências, pois a mesma proporcionou modificações no meu trabalho como professora.
A partir das atividades realizadas e das aulas passei a colocar em prática novas maneiras de trabalhar a disciplina de Ciências com os alunos, independente da série ou ano.
Nestes estudos percebi a importância de se trabalhar com os conhecimentos prévios dos alunos sobre os conteúdos estudados, e a partir disto, desenvolver atividades significativas para eles, ou seja, atividades que fazem parte de sua vivência.
Também destaco a importância de se trabalhar com o corpo dos alunos, enfatizando que estudar Ciências está ligado ao que vivemos, sentimos, vemos, enfim, estudar Ciências é compreender o funcionamento do nosso corpo e do mundo no qual vivemos e estamos inseridos.
Realizar atividades práticas como ouvir os batimentos do coração, a pulsação, analisar as sombras num dia de sol, observar as mudanças que ocorrem com as mudanças das estações, tornam os estudos prazerosos e interessantes para os alunos, não importando a idade ou série em que se encontram.

Nenhum comentário: