10 de outubro de 2010

TERCEIRO SEMESTRE


Neste semestre as interdisciplinas estavam interligadas e as atividades e leituras serviram para reflexão acerca da minha vida pessoal e profissional.
A experiência de visitar a Bienal foi muito importante para a minha compreensão sobre arte. A interdisciplina de Artes Visuais destacou o valor dos diferentes tipos de arte, salientando o entendimento de que tudo é arte, basta que tenhamos o olhar certo.
Na interdisciplina de Teatro, tive a compreensão que todos podem improvisar e atuar, porém dentro das suas limitações. Posso tentar fazer com que meu aluno atue, porém devo respeitá-lo se não quiser fazê-lo. Posso verificar por mim, pois não gosto de estar exposta em um palco, porém adoro ver atuações de pessoas que tem este dom.
A interdisciplina de Ludicidade e Educação evidenciou a importância da brincadeira na aprendizagem. Nesta interdisciplina realizamos o fórum dos sonhos e percebi que como eu muitas pessoas são cheias de sonhos. Sonhamos sempre almejando uma vida melhor. Se não tivermos sonhos, nossa vida não tem sentido.
A interdisciplina de Música foi prazerosa de trabalhar com os alunos. Para mim foi muito bom também, pois sempre gostei de trabalhar com música em minhas aulas. A partir das atividades e leituras pude refletir sobre a qualidade das músicas atuais e conversar com os alunos sobre saber escolher aquilo que queremos ouvir.
Na interdisciplina de Literatura Infantil pude compreender a importância da contação de histórias, o valor da forma de contar, com entonação, estímulo, entusiasmo. Nossa dedicação ao contar uma história, fortalece o gosto pela leitura e escrita. Boas histórias chamam a atenção e despertam o interesse dos alunos.
Posso dizer que este semestre foi um retorno à minha infância, comprovando que o lúdico é essencial para a criatividade e o desenvolvimento das crianças. Elas tem necessidade de brincar, cantar, se divertir, para que o processo de aprender seja eficaz e interessante.

Nenhum comentário: